Livro de Nair Benedicto, com produção gráfica de Fausto Chermont, é lançado no FestFotoPoA

Começou nesta semana, e vai até 30 de novembro, o 6º Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre (FestFotoPoA). Com o tema “A Experiência Coletiva”, o evento reúne diversos trabalhos de fotógrafos renomados do Brasil e do exterior. A homenageada desta edição é a jornalista e fotógrafa paulistana Nair Benedicto, que está lançando seu livro “Vi Ver”.

 

Parte da instalação que exibe os trabalhos de Nair Benedicto. Foto: Fausto Chermont

Nair foi a primeira mulher a participar, na década de 1970, de manifestações comportamentais, sempre usando a fotografia como “arma”, que até então era exclusividade do universo masculino. Modificou, por meio da fotografia, a visão que se tinha da cultura popular noturna, das classes minoritárias e, principalmente do papel da mulher neste universo.

Fausto Chermont, fotógrafo representado pela galeria Wall Me!, fez a produção gráfica do livro e esteve no FestFotoPoA. Nair e Fausto já haviam trabalhado anteriormente em outros projetos. Em 1991, eles fundaram, junto com outros fotógrafos, o Núcleo dos Amigos da Fotografia (NAfoto), grupo que promove o Mês Internacional de Fotografia de São Paulo, que acontece em maio.

Para Fausto, o trabalho atual foi particularmente motivador. “Estive bastante envolvido com o “Vi Ver”, inclusive, apresentei para a Nair o diretor de arte do livro, o Ricardo Tilkian, que é meu amigo”. O fotógrafo conta ainda que cuidou desde o tipo de papel até os detalhes de acabamento gráfico do livro.

A exposição reúne os trabalhos mais importantes de Nair Benedicto. Foto: Fausto Chermont

A relação de Fausto e Nair é antiga e frutífera. “A gente criou há 21 anos o ‘Mês Internacional de Fotografia de São Paulo’, que foi o primeiro festival a ter uma continuidade no Brasil. Hoje já existem os festivais do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e de Porto Alegre, que está na 6ª edição.

Na galeria Wall Me!, Fausto Chermont apresenta a série de fotografias “Paisagens”, em que lança um olhar sobre a grandiosidade de cenas encontradas tanto na natureza quanto em ambientes urbanos.

Em janeiro deste ano, Fausto lançou, pela Editora Terra Virgem, o livro “São Paulo Século XXI”, com fotografias da cidade de São Paulo registradas entre 1999 e 2009. As 67 imagens que compõem a edição apresentam uma visão particular sobre São Paulo, transpondo a arquitetura e o caos urbanístico para o campo das artes visuais, propondo ao leitor uma reflexão sobre o crescimento da maior metrópole do País.

Conheça  o trabalho de Fausto Chermont na Wall Me!

Siga-nos no Facebook 

Anúncios

About Wall Me!

A Wall Me! mostra o caminho pra você se tornar um mecenas contemporâneo. Em nosso acervo contamos com obras de fotógrafos consagrados ao mesmo tempo em que abrimos espaço para profissionais da nova geração. Dispomos de uma gama variada de obras. Urbanas, natureza, flores, paisagens e panorâmicas são alguns exemplos do que você vai encontrar na Wall Me!
Esta entrada foi publicada em Exposições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s