No Dia Mundial da Fotografia, um pouco de história

Bem-vindo! Hoje estamos estreando o site da Wall Me!, aproveitando o Dia Mundial da Fotografia. No elenco desta galeria online estão fotógrafos renomados que utilizam técnicas diversas para levar arte até você, tudo com um preço bastante acessível!

Aqui no blog, vamos manter você informado sobre tudo que rola no mundo da fotografia, divulgar exposições e mostrar o trabalho de nossos profissionais! Primeiro, um pouco de história!

Em 1837, o pintor francês Louis Daguerre desenvolveu o primeiro processo fotográfico a receber uma patente: o daguerreótipo. A técnica ganhou reconhecimento oficial dois anos após sua invenção, em 19 de agosto de 1839, data que ganhou o título e é comemorada até hoje como Dia Mundial da Fotografia. E como funciona o daguerreotipo? Neste processo, uma lâmina de prata dá lugar ao rolo de filme tradicional e a revelação, diferente do funcionamento simples de hoje, é feita com vapor de mercúrio.

Daguerreótipo de 1848. A conhecida foto do escritor Edgar Allan Poe feita pouco tempo antes de sua morte.

No Brasil, temos o carioca Chico Costa como um dos principais fotógrafos que ainda utilizam esta técnica.

Outros processos fotográficos históricos têm seus representantes na galeria Wall Me!. O fotógrafo Marcelo Lerner utiliza a platinotipia em suas obras da série “Platinas”, disponível em nosso acervo de obras. Nesta técnica, a imagem é obtida de forma parecida com o daguerreótipo, mas, no lugar de uma lâmina de prata, se usa um papel coberto com material à base de platina. Lerner conta que este processo enriquece a obra final: “a platinotipia é uma coisa única, que agrega valor e se torna uma particularidade da fotografia”.

A fotografia “Espinho de Judeu”, do artista Marcelo Lerner, faz parte da série “Platinas”, disponível na Wall Me!

Com orgulho da técnica, Lerner completa: “a série Platinas já foi exposta em vários lugares e é uma das minhas preferidas. Na Wall Me! eu fiz uma tiragem mais moderna, em fine art, em papel de algodão. Apresento uma versão mais acessível, simulando a original da maneira mais fiel possível”. A galeria Wall Me! comercializa os trabalhos do artista em uma espécie de “simulação” da platinotipia original, datada de 1873. Uma versão original da impressão teria um custo muito mais elevado e seria menos acessível.

Para finalizar, temos o cianótipo, que na Wall Me! tem a fotógrafa Laura Ryan como sua representante. O processo, criado pelo cientista inglês John Herschel, em 1842, pode usar tanto papel quanto tecido como suporte para a imagem. A cor ciano (azul) dá nome a este processo e é predominante no resultado da fotografia.

“Church”, fotografia de Laura Ryan, integra a série Cianótipos da Wall Me!

Conheça um pouco mais sobre os fotógrafos da Wall Me! e seus processos de criação!

Siga-nos no Facebook 

About Wall Me!

A Wall Me! mostra o caminho pra você se tornar um mecenas contemporâneo. Em nosso acervo contamos com obras de fotógrafos consagrados ao mesmo tempo em que abrimos espaço para profissionais da nova geração. Dispomos de uma gama variada de obras. Urbanas, natureza, flores, paisagens e panorâmicas são alguns exemplos do que você vai encontrar na Wall Me!
Esta entrada foi publicada em História da Fotografia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

